domingo, 13 de novembro de 2016

Cuide bem da saúde do seu corpo (e do seu bolso) consumindo produtos de época

Os produtos da estação fazem para para a saúde do seu corpo e do seu bolso. Quando colhidos em sua época, as frutas, verduras e legumes estão em seu auge nutricional e, por isso, mais saborosas, mais saudáveis e mais baratas.

Acesse SALADA@ TV e compartilhe o vídeo a dica, produzido para o projeto #SicrediMulher.

Aqui na Itália, em outubro começa a estação de uma coisa que eu adoro: o "radicchio" (que nós chamamos, no Brasil, de chicória roxa). Tem muita gente que torce o nariz para o seu gosto amargo, mas é questão de tempo e de se permitir, eu garanto! Aqui, a partir de outubro é possível comprar facilmente nos mercados locais uma variedade de "radicchio" de todos os tipos, super fresquinhos, direto de produtores locais (quilometro zero),  a preços mais acessíveis. Bom demais, não é?


São vários tipos: variegato, spadone, rosa, verona rosso, chioggia, treviso. Um mais lindo e mais saboroso do que o outro, todos usados nos mais diversos pratos, além da salada. Desde simplesmente preparado na frigideira com um bom óleo de oliva extravirgem até deliciosos risotos e massas preparados com radicchio.


Quem já esteve comigo em cursos e eventos sabe que eu já tinha adoração pela nossa "chicória roxa" e, sinceramente, agora mais ainda. Estou disposta a descobrir muito mais sobre essas deliciosas e lindas variações da família das chicórias.



Para hoje, uma saladinha de "radicchio" com inspiração bem italiana!
Beijos da Gy

Salada de radicchio com cogumelos


- 3 folhas de endívia
- 3 folhas de chicória roxa

- 3 folhas de acelga
- 1 cebola branca
- 1 punhado de funcho
- 5 cogumelos frescos
- Sal rosa
- Azeite de oliva
- Balsâmico glazè
Corte a cebola em rodelas finas e caramelize em uma frigideira antiaderente adicionando água aos poucos e mexendo até dourar bem.
Lave e centrifugue as folhas - use, preferencialmente, folhas pequenas para mantê-las inteiras. Ou, se forem folhas grandes, rasgue em pedaços menores.
Higienize os cogumelos com um pano úmido e corte-os em fatias finas.
Disponha as folhas no fundo do prato, os cogumelos em fatias e as rodelas de cebola caramelizada. Tempere com o sal e regue com azeite de oliva e balsâmico glazé.

********************************

Insalata di radicchio con funghi

- 3 foglie di indivia
- 3 foglia di radicchio
- 3 foglie di bietole
- 1 cipolla dolce
- 1 finocchio pìccolo
- 5 funghi freschi
- Sale rosa
- Olio d'oliva
- Balsamico Glaze

Tagliare la cipolla a fettine sottili e caramellare naturalmente in una padella antiaderente, aggiungendo lentamente acqua.
Lavare le foglie e strappare in pezzi più piccoli.
Sterilizzare i funghi con un panno umido e tagliateli a fettine sottili.
Disporre le foglie sul fondo del piatto, i funghi a fette e la cipolla caramellata.
Aggiustare il sale e condire con olio d'oliva e glassa.



#salada #insalata #ProjetoSalada #SaladasDaGy #Brasil #Italia



Nenhum comentário:

Postar um comentário