domingo, 21 de agosto de 2016

Entre olivas, amêndoas, o mar e os trulis



Nada difícil passar uns dias fazendo visitas técnicas na bela Puglia, região italiana de onde saem alguns dos melhores azeites de oliva da Itália. A Puglia fica lá embaixo, no calcanhar da bota, e é o berço de mais de 50 milhões de oliveiras. Algumas delas centenárias, como essa que serve para brincar de casinha!

Oliveira centenária da família D'Orazio.

Essa oliveira de mais de 500 anos está nas terras do Frantoio D'Orazio, empresa cheia de história, que você pode conhecer aqui www.frantoiodorazio.it.  A tradição da D'Orazio em óleo nasceu nos anos 30, em Conversano, uma cidade charmosa e tranquila, a apenas 8 km do Mar Adirático. Lá também está localizado o Pashà Ristorante http://www.ristorantepasha.com, um restaurante com estrela Michelin, liderado por Maria Ciccorela, que utiliza os óleos do Frantoio D'Orazio.   

Experimente! Clique no "Leia mais" e continue...

Cozze Beach, a poucos quilômetros de Convesano.
Entre as linhas do Frantoi D'Orazio está a Mediterrane Colection, que é um belo case de como agregar valor ao produto. As embalagens colecionáveis são uma mais linda do que a outra, o que promove dois efeitos: 1, você quer ter todas; 2, se torna belo presentear uma pessoa com um óleo desses (e ela certamente vai voltar para buscar outros e completar a sua coleção). Sem falar nas caixas para montar kits de presente. 

Mediterrânea Collection
Naturalmente que o Ciccio D'orazio, que me recebeu extremamente bem por lá, me proporcionou a oportunidade de degustar os diferentes tipos de azeite do seu frantoio. Além dos óleos tradicionais, a D'orazio produz os óleos aromatizados naturalmente e o óleo orgânico.

Tim tim com Ciccio D'Orazio, e no copo, o ouro da Puglia.
Como me disse o Ciccio, quem vai a Puglia não pode ir embora sem ver o mar e sem conhecer os trulis, estas antigas casinhas de pedra, com telhados cônicos. Nesta da foto moravam os avós do Ciccio e, defronte, é claro que temos as oliveiras. Um lugar que me deixou emocionada!

No truli da família D'Orazio.
Além do azeite de oliva do Frantoio D'Orazio, a empresa tem uma linha de produtos selecionados entre as quais estão as melhores amêndoas que eu já experimentei na minha vida! As amêndoas também vêm das terras da família, e ficam ao lado das oliveiras. E foi com elas que criei esta Salada de laranja com amêndoas, pra você poder sentir um pouco do gosto da bela Puglia.

Espero que gostes desta receita, e desta história!
Beijos da Gy
<3

Salada de laranja com amêndoas

Ingredientes:
- 1 laranja de umbigo
- 10 amêndoas
- 1 punhado de chicória roxa
- 4 ameixas pretas sem caroço
- 1 colher de sopa de pérola de balsâmico (Para decorar.)

Para o molho:
- 3 colheres de sopa de aceto balsâmico
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 1 pitada de pimenta preta moída
- 1 pitada de sal rosa

Modo de preparo:
Descasque e corte a laranja em pedaços médios,
Higienize, seque e rasgue as folhas da chicória.
Salteie as amêndoas rapidamente em uma frigideira aquecida.
Para preparar o molho, misture os ingredientes e bata com um garfo até emulsionar.

Montagem:
Forre o fundo do prato com a chicória me disponha sobre ela os pedaços de laranja, as ameixas e as amêndoas.  Regue com o molho e finalize com as pérolas de balsâmico.

--

Insalata di arance con mandorle

Ingredienti:
- 1 arancione
- 10 mandorle
- 1 manciata di radicchio
- 4 prugne nere
- 1 cucchiaio di perle di balsamico (per decorare).

Per la salsa:
- 3 cucchiai di aceto balsamico
- 1 cucchiaio di olio di oliva extra vergine
- 1 pizzico di pepe nero
- 1 pizzico di sale rosa

Preparazione:
Sbucciare e tagliare l'arancia in pezzi,
Strappare il radicchio.
Mettere le mandorle velocemente in una padella calda.
Per preparare la salsa, mescolare gli ingredienti e battere con una forchetta per emulsionare.

Mettere sul piato il radicchio, gli pezzi d'arancio, prugne e mandorle. Condire con la salsa e finire con le perle di balsamico.


#ProjetoSalada #SaladasDaGy #GemellaggioVerde #GemellaggioGreen #ProdottoItaliano #Insalate #FrantoioDorazio #CiccioDorazio

Nenhum comentário:

Postar um comentário