quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Massa artesanal em escala mundial

Eu já contei para você que o meu segundo prato favorito, depois da salada, é a massa?

Claro, como uma boa descendente de italianos, que tem forte ligações com suas raízes familiares. não poderia ser diferente! E é natural que as saladas com massa estejam no topo da minha lista de queridinhas. Até porque geralmente uma salada com massa é prática e é bem provável que sirva como refeição única, como um prato completo. Então imagina eu com essa caixa de pasta italiana!



Foi assim que eu saí da visita ao pastifício Tarallorro (www.taralloro.it), em Sammichele di Bari, na bela Puglia, região que fica ao sul da Itália. Uma empresa familiar que começou em 1982, como produtora de taralli, um biscoitinho delicioso, super tradicional por lá. Fui super bem recebida pela família De Bari e pela Giusy, que trabalha na empresa. 

Experimente! Clique no "Leia mais" e continue...

Eu, com a família Di Bari e a Giuzy.
Eu e a querida Giusy, saindo da visita à produção.
Fiquei encantada com a Taralloro, primeiro porque eu não imaginava como era produzida uma massa artesanal em grande escala, que chega em vários países, inclusive no Brasil, sem perder a essência, a qualidade e o sabor. Depois porque conheci tantos tipos de massas (www.taralloro.it/pages/prodotti), muitos que eu nunca havia visto como a que imita a folha da oliveira (afinal, o azeite de oliva é o ouro da Puglia). Essa eu trouxe na mala também, mas ainda está guardada aqui na minha cozinha para uma receita bem especial! 

A Lucrecia preparou um delicioso "farfalle al limone" para o meu almoço!
E, além de vários tipos, ainda a Taralloro reproduz esses tipos em variedades aromatizadas naturalmente com tomate, salmão, manjericão, além de outros sabores. Bom, eu trouxe algumas na mala e a receita desta história eu fiz com este farfalline "Mare e Monti", que mescla tomate, beterraba, espinafre, manjericão e lula. 



Eu adorei!
E espero que tu gostes também!
:)
E, vamos à receita!
Beijos da Gy

Salada de farfalline com salame e damascos

Ingredientes:
- 1 punhado de folhas de cenoura
- 1 punhado de folhas de beterraba
- 1 punhado de chicória
- 80g de massa tipo farfalline
- 1/2 nabo
- 2 fatias grossas de salame italiano
- 2 damascos
- Óleo de semente de uva
- Aceto balsâmico

Modo de preparo:
Higienize, seque e rasgue as folhas em pedaços menores.
Cozinhe a massa al dente.
Corte o damasco em tirinhas, pique o salame e leve para dourar em uma frigideira antiaderente por 5 minutos. Não é necessário acrescentar gordura e nem sal.
Descasque e pique o nabo em cubinhos.

Montagem:
Misture as folhas e forre com elas o fundo do prato.
Misture o nabo com o salame e os damascos, e disponha sobre as folhas.


Tempere com óleo de semente de uva e balsâmico.

--

Insalata farfalline con salame e albicocche

Ingredienti:
- 1 manciata di foglie di carota
- 1 manciata di foglie di bietole
- 1 manciata di cicoria
- 80g  di farfalline
- 1/2 rapa
- 2 fette spesse di salame italiano
- 2 albicocche
- Olio di semi d'uva
- Aceto balsamico

Preparazione:
Strappare le foglie in pezzi più piccoli.
Cuocere la pasta al dente.
Tagliare le albicocche a fette sottili, tagliare salame e meter in padella calda per 5 minuti. Non è necessario aggiungere grassi, o sale.
Sbucciate e tritate la rapa a cubetti.

Mescolare le foglie e mettere sul piatto.
Mescolare la rapa con il salame e le albicocche, e mettere sulle foglie.

Condire con olio di semi d'uva e aceto balsamico.



#ProjetoSalada #SaladasDaGy #GemellaggioVerde #GemellagioGreen #Insalata #ProdottoItaliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário