domingo, 4 de dezembro de 2016

Inovação com sabor de tradição e muito mais

Com o desenvolvimento do Projeto SALADA@ estou descobrindo cada vez mais que comida é cultura, comida é gente, é terra, é lugar, é raiz. Comecei a descobrir isso no Brasil e, quando vim para a Itália, pela primeira vez, entendi que tudo nasce porque comida é história! Uma história que vem sendo construída há muitos anos, e que reflete na história da nossa imigração italiana (digo nossa porque é a minha raiz). E é por isso que agora voltei à Itália, para conhecer e estudar esse mundo da cultura gastronômica italiana.


Neste fim de semana, fui até Veneza (o que não foi um grande esforço) para participar da feira LovEat e conferir as tendências deste guloso mundo dos alimentos e bebidas "made in Italy". Todo mês são colocados centenas de novos produtos alimentares no mercado, e muitos para o mercado saudável, que cresce exponencialmente. Mas, quando a inovação tem sabor de tradição, tudo fica diferente. E uma das surpresas da LovEat para mim foi a marca Le Spiritose di Bologna, uma marca de Casalecchio di Reno, cidadezinha linda que fica coladinha em Bologna, onde tenho grandes amigos, aliás. O stand me chamou atenção imediatamente pelas cores da marca e pelo nome. E, em seguida, caí na tentação de experimentar todos os produtos (orgânicos e veganos), quando descobri que alguns deles são uma releitura inovadora de receitas de família da idealizadora da empresa, a Simonetta. Um sabor é mais surpreendente que o outro! Mas, especialmente essa gelatina de vinho com tomilho e rosmarino, pra mim, tem gosto de infância. Agora, só falta criar uma salada com essa delícia! Aguarde!


Outra história da LovEat (e que está só começando) foi conhecer mais da cultura do prestigioso "radicchio di Treviso IPG" - o rei das chicórias. Das outras vezes que vim para Itália era verão, e eu não tinha conseguido experimentar o tão famoso produto da região de Treviso. Agora, finalmente, como cheguei ainda no outono, vou ter alguns meses para me deliciar com esta linda flor que tem um método de cultivo todo especial e passa por uma preparação cuidadosa até chegar à mesa dos italianos. Infelizmente, ainda não está disponível no Brasil este tipo de chicória. Você certamente vai me ouvir falar muito sobre ela ainda, porque a gentil Irene, da Ortodoro, que abriu para mim a porta desta linda estrada já em convidou para ir lá para conferir a produção e experimentar deliciosas receitas tradicionais. Então, espera porque vem muita história por aí!


Um projeto que despertou a minha atenção chama-se My Venice, que pretende reunir os produtos tradicionais do Veneto sob uma só marca e levar a cultura da gastronomia veneta para toda a Itália através dos produtos e, quem sabe, para o mundo. O projeto vai das frutas ao vinho, passando pelas massas, São 366 produtos tradicionais de qualidade, sendo 21 produtos com denominação de origem protegida ou indicação geográfica protegida. Entre eles, o kiwi, fruta da qual o Veneto é grande produtor, além das maças e das peras, que têm uma tradição na produção regional. E, para a minha felicidade, o projeto já tem também salada! Folhinhas verdinhas deliciosas já lavadas, prontas para o consumo, para facilitar a vida! Este é outro projeto que vou conferir melhor e, claro, vou contar toda essa história pra você!



Bora lá?
Innovazione con sapore di tradizione e molto di più
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Vem comigo nessa história!
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Beijos pra ti

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Con lo sviluppo del Progetto INSALATA@ sto scoprendo che il cibo è cultura, il cibo è la gente, è la terra, è posto è radice. Ho cominciato a scoprire questo ancora in Brasile, e da quando sono venuta in Italia per la prima volta, ho capito che tutto nasce dal fatto che il cibo è storia! Una storia che è stata costruita per molti anni, e che riflette la storia della nostra immigrazione italiana in Brasile (dico nostra perché è la mia radice). Ed è per questo che ora sono tornata in Italia per scoprire di più e studiare questo mondo della cultura gastronomica italiana.

Questo fine settimana, sono stata a Venezia (che non è stato un grande sforzo) per partecipare alla fiera LovEat e guardare le tendenze  "made in Italia". Ogni mese vengono inseriti centinaia di nuovi prodotti alimentari sul mercato, e molti nel mercato per la salute, in crescita esponenziale. Ma quando l'innovazione incontra la tradizione di gusto, tutto è diverso. E una delle sorprese di LovEat per meè stata Le spiritose di Bologna, un marchio di Casalecchio di Reno (BO), bella città dove ho grandi amici. Lo stand ha attirato la mia attenzione immediatamente dai colori del marchio e del nome. E poi sono caduta nella tentazione di provare tutti i prodotti (biologici e vegani), quando ho scoperto che alcuni sono una reiterpretazione innovativa di ricette della famiglia di Simonetta. Uno gusto è più sorprendente rispetto agli altri! Ma soprattutto quello della gelatina di vino con timo e rosmarino, per me, ha il gusto infanzia! Ora, ho bisogno di creare un insalata con questa meraviglia! Aspetta!

Un'altra storia di LovEat (e che è solo all'inizio) è stata quella di conoscere meglio la cultura del pregiato "radicchio di Treviso IPG" - il re delle cicoria. Nelle altre volte che sono venuta in Italia era estate, e non ho avuto la fortuna di assagiare il famoso prodotto della zona di Treviso. Ora, finalmente, come sono arrivata ancora in autunno, avrò un paio di mesi per deliziarmi me con questa bella fiore che ha un metodo di coltivazione molto speciale e comporta un'attenta preparazione per arrivare al tavolo degli italiani. Purtroppo, non è ancora disponibile in Brasile questo tipo di cicoria. Sentirai sicuramente parlare molto su di questo ancora, perché la dolce Irene, del Ortodoro, che mi ha aperto per la porta di questa bella strada, mi ha già invitato ad andare lì per conoscere la produzione e assagiare deliziose ricette tradizionali. Quindi aspettate, perché si tratta di un sacco di storia!

Un'altro progetto che ha attirato la mia attenzione si chiama My Venice, che ha lo scopo di riunire i prodotti tradizionali del Veneto sotto un unico marchio e portare la cultura del cibo Veneto in tutta l'Italia attraverso i prodotti e, forse, al mondo. Il progetto va dalla frutta al vino. Sono 366 prodotti tradizionali di qualità, dei qualli 21 prodotti a denominazione di origine o indicazione geografica protetta. Tra questi, kiwi, mele e pere, che hanno una tradizione nella produzione regionale. E per la mia felicità, il progetto ha anche insalata fresca, già lavata, per rendere la vita più facile! Questo è un altro progetto su qualle devo conoscere di più e, naturalmente, ti racconto tutta la storia!

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